Semana Santa movimenta mercado da pesca e aquicultura no país

Caruaru PE 28 03 2024-Semana Santa - Feira da boa vista, peixes e crustáceos para a ceia da sexta feira santa foto Felipe Correia
Semana Santa: Feira da boa vista, peixes e crustáceos para a tradicional ceia do feriado -  Foto: Felipe Correia

Tilápia se destaca, conquistando o gosto e a mesa do brasileiro


Agência Gov | Via MPA

Faltam algumas semanas para a Semana Santa, mas nos supermercados de todo o Brasil já é possível perceber que um produto tem ganhado cada vez mais espaço: o pescado. Em meio a ovos de Páscoa e outros produtos da época, os peixes e frutos do mar se destacam como itens cada vez mais recorrentes nos carrinhos de compra dos brasileiros.

A expectativa é de crescimento nas vendas do pescado nesta época do ano. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) , Paulo Faria, a Semana Santa movimenta toda uma cadeia produtiva, desde os pescadores e aquicultores, até supermercados e restaurantes. “A cada ano, com as pessoas consumindo mais pescado, o mercado fica cada vez mais aquecido”, afirmou.

Mesmo que aconteça um crescimento do consumo na Semana Santa, a expectativa é que a demanda continue a aumentar ao longo do ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura ( PeixeBR), o consumo do pescado cresceu mais de 53% na última década.


Para Paulo Faria, o incremento no consumo se deve a diversos fatores, como a qualidade do nosso pescado e o fato de ser uma carne mais saudável. “O peixe de modo geral é muito recomendado por médicos e nutricionistas. E nós temos uma variedade muito grande de espécies para agradar a diferentes gostos. Além disso, temos diversos tipos de frutos do mar, como crustáceos, moluscos e o camarão ”, ressaltou.


O destaque fica para a tilápia , que vem substituindo o bacalhau na mesa da Sexta-Feira Santa. A espécie se tornou uma das queridinhas dos brasileiros, representando mais da metade da produção do pescado nacional, com mais de 400 mil toneladas, de um total de 790 mil. “É uma espécie saborosa, que se adapta a vários tipos de ambientes, por isso ela é bem aceita no mercado. O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo e a demanda só vem crescendo”, destacou Paulo Faria.

Apesar dos bons resultados, Paulo acredita que ainda é necessário superar alguns desafios. “O lucro dos produtores tem crescido, mas a gente precisa trabalhar para aumentar a competitividade e deixar o produtor com uma boa margem de lucro”, explicou.

Para que isso aconteça, Paulo aponta algumas ações desenvolvidas pelo MPA voltadas para aquecer o setor. “Temos trabalhado para melhorar a renda dos nossos produtores, por meio de capacitação, assistência técnica, fomento ao crédito, ordenamento, auxílio ao licenciamento ambiental e ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) ”, concluiu.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica, especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, é Editor-Chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Possui ampla experiência como jornalista e diagramador, com registro profissional DRT 10580/DF. https://etormann.tk | https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem