A sessão foi presidida por Ribeiro, que teve ao seu lado, na mesa diretiva: a jornalista do agro Ana Carla dos Santos; a médica veterinária Ingrid Gusmão; a vice-miss Agro Brasil, Maria Jordana; a presidente da Associação Mulheres do Agro de Catalão, Sônia Bonato; e a filha do deputado, Bruna Ribeiro.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Amauri Ribeiro pediu à filha que subisse à tribuna para ler um trecho da Bíblia. Em seguida a cantora Rayane Felipe Coelho fez uma apresentação musical cantando duas canções.
A primeira a discursar aos presentes foi a veterinária Ingrid Gusmão, que iniciou sua fala revelando que vive o agro desde criança, porque os dois avós eram do campo. A veterinária contou que nenhum deles gostaria que ela se dedicasse ao agronegócio, mas que ela acabou seguindo a paixão, desistindo até mesmo de uma bolsa para estudar nos Estados Unidos.
Ingrid pontou que as mulheres levam o equilíbrio, a emoção e a sensibilidade para o setor, que é tão predominantemente masculino. Ela disse que esse universo é sempre visto pela ótica da força bruta, mas que acredita que as coisas não funcionam assim.
A profissional falou sobre a importância de as mulheres persistirem nesse ramo. “Toda vez que a gente supera um desafio, a gente está pavimentando o caminho para outras que poderão vir."
Por fim, a profissioal la exaltou o papel das mulheres no agro. “Parabéns por estarem fazendo essa revolução silenciosa e transformadora. Sigamos firmes, unidas, inspirando umas às outras e mostrando que o agro também é, sempre foi e sempre será o nosso lugar.”
Tirador de leite
O deputado Amauri Ribeiro lembrou que, quando jovem, trabalhou como “tirador de leite”, uma profissão de muita dificuldade e, aos 19 anos, um amigo o ensinou a fazer inseminação artificial e a partir daí se tornou inseminador, que era uma função um pouco mais leve. “Consegui ter um salário melhor e daí, com o tempo, eu juntei dinheiro, comprei uma loja em Piracanjuba. Virei Amauri da Discoteca. Depois eu virei o Amauri vereador, virei o Amauri prefeito e, hoje, o Amauri deputado, mas eu tenho muito orgulho de onde eu vim.”
Na sequência, a presidente da Associação Mulheres do Agro de Catalão fez uso da palavra. Sônia Bonato afirmou que o trabalho das mulheres que atuam nesse meio é árduo e que é preciso muita fé e amor para continuar. “Nós transformamos vidas, transformamos lugares e transformamos nosso País. A mulher tem o poder de olhar, de admirar e de conseguir transformar o lugar que ela vive.”
A líder ainda comparou o papel da mulher mãe com a mulher que trabalha com a terra. “Só nós conseguimos colocar os seres no mundo e só nós sabemos cuidar com muito amor e carinho. E porque não cuidar da terra, cuidar da produção de alimentos e cuidar de nossa família. A semelhança da mulher grávida com o agro é que os dois garantem a vida.”
Em seguida, Amauri Ribeiro voltou a falar aos presentes, para dizer que queria fazer uma homenagem à mãe, afirmando que tudo que tem hoje, deve a ela. “Quando eu fui comprar a loja de discos, meu dinheiro era insuficiente. Minha mãe trabalhava de cozinheira, ela pegou tudo que tinha e me deu para inteirar o dinheiro para eu comprar a loja.”
Ribeiro disse que fez questão de contar um pouco de sua história de vida para mostrar a importância das mulheres em sua vida.
A sessão ainda contou com a apresentação da cantora gospel Denise Peniche.
Após a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo às homenageadas, Ana Carla Jacob e outras duas berranteiras fizeram uma apresentação tocando o instrumento.