Uma das novidades é a apresentação da série S, um equipamento que possui 15 aprimoramentos
streando na Expocanas 2025, a Grunner apresenta soluções para um dos principais desafios do produtor de cana-de-açúcar do Brasil, eliminar o pisoteio das linhas na hora da colheita. Entre as tecnologias que empresa vai apresentar está o a Série S, com o ATR-S, que será realizada entre os dias 25 e 27 de março em Nova Alvorada (MS).
“Para nós é uma alegria poder estrear aqui nesta feira e trazer para os produtores da região as nossas tecnologias e novidades. Temos grandes parceiros e clientes no Estado do Mato Grosso do Sul e conseguir oferecer aos nossos clientes a solução para uma grande dor de cabeça que era o pisoteio nos canaviais é engrandecedor”, comemora o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.
A mecanização da colheita de cana-de-açúcar avança rapidamente com a implementação de inovações tecnológicas que buscam aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e minimizar impactos ambientais. Um dos principais desafios na mecanização da colheita da cana-de-açúcar é o manejo eficiente da circulação de máquinas nos canaviais. O intenso tráfego de transbordos e colhedoras compacta o solo de forma excessiva, reduzindo sua capacidade produtiva e afetando as operações subsequentes. As soluções da Grunner vêm para sanar essas situações”, pondera o gerente de mercado da Grunner, Tedson Azevedo.
Inovações estruturais e operacionais
Entre as novidades está a nova geração do ATR, a Série S, ela possui mais de 15 aprimoramentos. Um dos mais notáveis é a redução do diâmetro de giro, que passou de 27,3 metros para 18,3 metros. Isso representa uma diminuição de até 60% no raio de manobra, impactando diretamente a eficiência da colheita ao reduzir o pisoteio da cana na linha e proporcionar maior fluidez operacional.
“O ATR Série S foi projetado para minimizar deslocamentos desnecessários, garantindo máxima eficiência no tráfego dentro dos canaviais. A combinação de um melhor arranjo de carga com um menor raio de manobra possibilita um planejamento de circulação mais eficiente, reduzindo impactos no solo e aumentando sua longevidade produtiva”, pontua Azevedo.
Outro avanço significativo está na distribuição equilibrada da carga, resultando em maior estabilidade do equipamento e maior vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi reformulado, garantindo mais liberdade de espaço e menor interferência na caixa de carga, reduzindo o acúmulo de resíduos de cana.
Eficiência energética com economia de combustível
A economia de combustível é um dos aspectos mais almejados por produtores e usinas sucroenergéticas, e o ATR Série S se sobressai nesse quesito. Testes comparativos indicam que o consumo de diesel pode ser até 14% menor em relação à Série X e até 64% menor quando comparado a tratores convencionais.
Painel sobre controle de tráfego e compactação do solo
Além da exposição de produtos, a Grunner também marcará presença no Auditório Central da Expocanas 2025. No dia 26 de março, às 9h, o gerente de mercado da Grunner, Tedson Azevedo, participará de um painel especial sobre controle de tráfego na lavoura e como evitar a compactação do solo. O tema é de extrema relevância para usinas e produtores, uma vez que a compactação excessiva do solo impacta diretamente na produtividade da cana e na sustentabilidade da produção.
Serviço:
O quê: Expocanas 2025
Data: 25 e 27 de março
Onde: Nova Alvorada (MS)
Palestra: “Impacto da compactação do solo nos canaviais e controle de tráfego na lavoura” com Tedson Azevedo, gerente de mercado da Grunner
Quando: 26 de março às 9h no auditório da Expocanas 2025
Sobre a Grunner
Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).
Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.
Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.
Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.
Mais informações: www.grunner.com.br