Diretor da MedPlus, Tiago Simões Leite, detalha como especialistas em saúde com formação em gestão potencializam a eficiência em unidades de saúde
Em um cenário desafiador, onde a eficiência e a inovação na saúde se tornam diferenciais competitivos, empresas de gestão hospitalar têm apostado na contratação de médicos com especialização em administração e inovação em saúde. Dados recentes inspirados em estudos do Healthy Longevity Navigator mostram que, assim como práticas saudáveis – como uma dieta balanceada e atividades físicas – podem agregar de 1,5 a 3 anos à expectativa de vida de um indivíduo, a aplicação de métodos inovadores na gestão pode transformar significativamente os resultados operacionais de uma instituição hospitalar.
“Da mesma forma que uma alimentação equilibrada prolonga a vida, a gestão moderna e especializada potencializa a longevidade dos processos administrativos, garantindo menor tempo de internação, redução de custos e aumento da satisfação dos pacientes”, afirma Tiago Simões Leite, diretor da MedPlus Serviços Médicos. Pediatra de formação, especializado em gestão da saúde, ele ressalta a importância da administração baseada em dados analíticos exercida por profissionais com conhecimentos combinados para alavancar o desempenho das unidades beneficiando os pacientes e a equipe de trabalho.
“Só gestão não dá conta dos desafios da saúde. É preciso entender o ambiente e os dilemas dos profissionais no dia a dia e sem formação em administração não se tem as ferramentas necessárias para inovar e propor melhorias”, ressalta Leite, que acredita ser essa disciplina, a de gestão hospitalar, ainda uma carência da formação acadêmica dos profissionais.
Simões Leite cita os dados recentes alcançados no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ) e no Hospital Regional de Dianópolis, em Tocantins, como exemplos desta abordagem bem sucedida. No HMAPN, onde a MedPlus faz a gestão dos profissionais o número de procedimentos cirúrgicos saltou de 700 mensais em 2022, para atuais 2 mil por mês. Em Tocantins, a capacidade de atendimento foi ampliada em 26%.
Casos de sucesso
Com média mensal de 16 mil pessoas atendidas, o HMAPN é uma unidade referência de urgência e emergência de média e alta complexidade, por conta de sua excelência nas especialidades e serviços de clínica médica; ortopedia e traumatologia; neurocirurgia; cirurgias geral, vascular, pediátrica, plástica, bariátrica, bucomaxilofacial e obstétrica, entre outras. Ao longo de 2024, a unidade realizou 174.488 atendimentos, 2.829 partos, 18.428 internações, 206.043 exames de imagem e 23.107 cirurgias. Este ano, o hospital recebeu o selo de morte zero da maternidade, conferido pelo Ministério da Saúde.
Em Tocantins, o Hospital Regional de Dianópolis é referência na região sudeste e atende população de oito municípios tocantinenses. Na unidade onde a MedPlus faz a gestão dos profissionais, o número de atendimentos cresceu em média 26%, saltando de 34.625 em 2023; para 43.747 em 2024. O aumento foi ainda maior na realização de exames, vitais para diagnósticos, crescendo 60%: de 12.408 em 2023 para 19.907 em 2024.
“Ao investir em profissionais que dominam técnicas avançadas de gestão, os hospitais observam uma melhora na eficiência do uso de recursos e na qualidade do atendimento”, analisa Tiago Simões Leite. Segundo ele, essa estratégia, baseada em dados e práticas validadas por estudos de saúde, consolida a posição do gestor moderno como um agente proativo na transformação do sistema de saúde brasileiro. “Não tenho dúvida de que gestão especializada é o caminho para transformar desafios em oportunidades no setor da saúde”, afirma o diretor da MedPlus.
Benefícios destacados
♦ Melhoria na eficiência operacional, reduzindo desperdícios;
♦ Adoção de práticas inovadoras que promovem resultados mensuráveis;
♦ Fortalecimento da satisfação dos pacientes por meio de um atendimento de qualidade.