Procon Goiás orienta que o consumidor que for adquirir qualquer tipo de carne deve estar atento às condições de armazenamento e higiene (Foto: Procon) |
Fiscais do Procon Goiás apreenderam, nesta sexta-feira (26/04), 90 quilos de carnes impróprias para o consumo em um supermercado de Valparaíso. A ação se deu em parceria com o Procon do município. Os agentes flagraram cerca de 75 quilos de peixes e 15 quilos de carne bovina sem qualquer tipo de informação sobre validade, fabricação ou origem.
Segundo relatos, a carne estava com aspecto deteriorado, esverdeado e com odor forte. A suspeita é de que os peixes tenham sido adquiridos ainda no começo de março para serem comercializados durante a semana santa.
CARNE IMPRÓPRIA
Os produtos foram inutilizados e descartados. O supermercado foi autuado por falta de informação clara ao consumidor e por comercializar produto que representa risco à saúde, podendo ser penalizado com multa que varia de R$ 754 a R$ 11 milhões, de acordo com a gravidade, extensão do dano e faturamento da empresa. O estabelecimento tem 20 dias para apresentar defesa.
O consumidor que quiser realizar denúncia, deve entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda pelo Procon Web.
HORA DA COMPRA
O Procon Goiás orienta que o consumidor que for adquirir qualquer tipo de carne deve estar atento às condições de armazenamento e higiene dos produtos e do local. É necessário verificar se o produto tem selos de inspeção e prazo de validade.
A cor da carne bovina, própria para o consumo, deve ser vermelha, com consistência firme, e sem escurecimento ou manchas esverdeadas.
Para carnes congeladas, observe se há presença de água próximo ao freezer, pois isso pode ser um indicativo de que o balcão foi desligado ou teve a temperatura reduzida durante a noite. A aparência dos peixes deve ser verificada.
O consumidor pode pressionar os dedos para constatar a firmeza da barriga do pescado e verificar se os olhos estão brilhantes, isso indica que o produto é fresco.
Editado por Juliana Carnevalli via Procon Goiás - Governo de Goiás