AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana estima movimentação de mais de R$ 29 milhões em negócios



Abertura com Camila Coutinho no Fashion Talk (Crédito Silvio Simões/Sebrae)                                                                                             Desfile DuuO (Crédito Edmar Wellington/ Sebrae)

Evento recebeu cerca de 12 mil pessoas em quatro dias

A primeira edição da AMARÊ (amarelo + ipê) FASHION – Semana da Moda Goiana, evento realizado entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, trouxe uma grande visibilidade para a moda goiana, além de ter gerado grandes negócios aos participantes. Realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Sistema Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio GO) e Governo de Goiás. A Rodada de Negócios do evento estima movimentação de cerca de R$ 29,3 milhões, gerou 454 oportunidades de novos negócios, e contou com a presença de 85 empresas participantes. Cerca de 12 mil pessoas passaram pelo evento, que também recebeu representantes de países como Austrália, Itália e Estados Unidos, e de 11 estados brasileiros e Distrito Federal.

Os desfiles das treze marcas participantes e os três exclusivos com marcas do Mega Moda Park, shopping de moda atacadista localizado no polo de moda da Região da 44, em Goiânia, também chamaram atenção pela alta qualidade das coleções na passarela, fazendo com que a sala de desfile ficasse lotada todos os dias. 

As marcas Carmezin, Dornelas Moda Íntima, Glamurosa Plus Size, Duuo, Praxedes, Ópera Fashion Moda Evangélica, Sarau, Maia, Amari Lingerie, Departamento Jeans, Amarelo Mix e Manga Rosa se apresentaram no line up principal. Já nas entradas exclusivas do Mega Moda foram apresentadas as marcas:  Loja Meia Três, Bella Cora, Nobreza, Monalisa, Vicencia, Gata Bronzeada, Ella Collections, Luli Pit, La Lure, Episódio, Controverso, Burguês, Tulipa, LAF, Meire Moraes, Kallyman, e Valentina Joias.

O Espaço Slow Fashion, composto pelas marcas autorais Jacobina, Praxedes, Sarau, Farei Jóias, Aline Veran, Luciana Brandão, Duuo Moda, Thear Vestuário, O Rato Roeu, Pitaia Limited, proporcionaram ao público participante a oportunidade de um contato direto com os estilistas e a chance de conhecer melhor a história de cada marca.

Com apoio da Associação dos Empresários da Região da 44 (AER44), Associação dos Produtores de Algodão de Goiás (AGOPA), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Sistema das Organizações das Cooperativas Brasileiras/Goiás (OCB/SESCOOP/GO), shopping de moda atacadista Mega Moda Park e a marca Capricórnio, a AMARÊ FASHION também teve casa cheia nas palestras e talks promovidos desde a abertura com a comunicadora e empreendedora Camila Coutinho sobre "A influência da cultura de moda no fortalecimento do mercado" (link).

O fechamento da Semana da Moda Goiana foi celebrado com o show de encerramento com Seu Jorge no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O intérprete dos sucessos "Amiga da minha mulher", "Burguesinha" e "Felicidade", um dos artistas mais respeitados da Música Popular Brasileira no mundo, foi recebido por cerca de três mil pessoas, que lotaram e cantaram com ele seus sucessos. Vale reforçar que os ingressos se esgotaram em apenas 48 horas, resultando em uma arrecadação de quase sete toneladas de alimentos não-perecíveis.

Show de encerramento com Seu Jorge (Crédito Danilo Eduardo/Senac)

PALESTRAS


As palestras gratuitas do AMARÊ FASHION também trouxeram muito conteúdo de moda e mercado para os participantes. Os temas abordados foram: O futuro do marketing digital com Victor Peçanha (link); Macrotendências Outono/Inverno 2023 com SENAI CETIQT com Angélica Coelho e Bernardo Barbosa; Papo do Empreendedor: Envelhecer está na moda com Joelma Cristina Gomes; Palestra: Branding Pessoal - Construindo uma comunicação intencional e estratégica com Anny Tonet (link), Palestra: TikTok para moda; Palestra: Moda, Marca e Experiência do Cliente com Patrícia Rodrigues (link); Talk: Empreendedorismo Afro com Naya Violeta e Renata Caetano (link); Palestra: Moda e Metaverso com Giuliana Castelo Branco da Capricórnio, Palestra: Cooperar tá na moda com Helda Elaine (link); Palestra: Moda, Futuro e ESG com Renata Abranches; Talk Moda: Empreendedorismo e Gênero com Theo Alexandre (link); Palestra: Moda, Empreendedorismo e Etarismo com Helena Schargel (link).

(Crédito Edmar Wellington/ Sebrae)

ESTUDO SETORIAL – DESAFIOS O PORTUNIDADES PARA O POLO DA MODA DE GOIÁS 2022

Sebrae entregou dia 31/08, durante abertura do evento, o Estudo do Polo da Moda - DESAFIOS O PORTUNIDADES PARA O POLO DA MODA DE GOIÁS 2022 realizado com o objetivo de aprofundar as análises de posicionamento de mercado das confecções de moda do Polo de Goiás e identificar oportunidades e desafios a partir do diagnóstico da competitividade da moda e confecções de Goiás.

O estudo contou com dados de inteligência de mercado, bem como com dados quantitativos com indicadores produtivos e de comercialização do polo de moda, comparando com os valores médios de mercado, contando ainda com ampla pesquisa, com uma amostra de 430 respondentes, junto aos confeccionistas produtores e compradores do polo de Goiás.

O estudo apresenta, dentre outros pontos, destaques como:

- Brasil, em 2021 o setor respondeu por uma produção que alcançou a casa dos cerca de R$ 150 bilhões de vendas B2B (vendas entre empresas). Esse valor representa um crescimento de 18,5% em relação a 2020 com mais de 6,2 bilhões de peças produzidas, um número 10,2% maior que em 2020;

- as empresas que possuem de 5 a 9 empregados representam 71,8% das unidades produtoras de vestuário em operação no país;

- em 2021, o crescimento da produção foi de +9,6% na produção de vestuário em volume de peças;

- de 2017 a 2021, o e-commerce, como canal de distribuição, cresceu 163% em volume e 198% em valores;

- Goiás, é o 7º maior produtor de vestuários do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 75% da produção de toda região centro-oeste;

- o maior contingente de pessoal empregado (55%) está nas empresas que possuem até 19 empregados;

- na análise comparativa entre 2021 e 2020, temos crescimento de 13,4% em peças e em valores nominais de 22,6%, mostrando a força da recuperação do segmento no estado, após o pior momento da pandemia.

- O estudo completo pode ser conferido no portal do Sebrae Goiás: www.amarefashiongo.com.br

CONCURSO DE ESTILISTAS AMARÊ FASHION

Dia 2/9, Sebrae lançou o concurso de novos estilistas, no qual podem participar estudantes de moda de instituições de ensino de Goiás. As inscrições estão abertas até dia 14/9, são gratuitas e podem ser feita no site.

As inscrições podem ser individuais ou por equipes de até três estudantes. A premiação está assim categorizada: 1º. lugar – missão empresarial para a semana da moda – São Paulo Fashion Week / 2023; 2º. e 3º. lugares – missão empresarial na semana da moda – Minas Trend 2023.


CONECTA MODA

Gestores de moda de todo o Sistema Sebrae, representando todos os estados e o Distrito Federal, se reuniram no encontro CONECTA MODA, realizado paralelamente ao evento, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Um TOUR DA MODA por Goiânia, proporcionou a eles um roteiro imersivo da moda, turismo e gastronomia do Estado, apresentando in loco endereços que marcam a história da moda na Capital.


ACORDO DE COOPERAÇÃO

Durante a AMARÊ FASHION, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), oferecerá 60 vagas do curso de e-commerce para lojistas da Região 44, em Goiânia, que tem como objetivo incentivar lojistas conquistarem espaço no ambiente virtual. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, o Presidente do Grupo Mega Moda, Carlos Luciano Martins Ribeiro, pela Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e pelo Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

As aulas serão ministradas três vezes por semana, na modalidade presencial, totalizando 200 horas de carga horária. O termo de cooperação, feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Mega Moda, disponibilizará equipe técnica, docente, material didático-pedagógico e local necessários para a realização do curso. Já a Sedi será responsável pelo monitoramento, pelas políticas públicas e diretrizes para a oferta de educação profissional e tecnológica do curso. 

A grade curricular é composta pelas matérias: Logística para o e-commerce; Fotografia de produtos e tratamento de imagem digital; Conteúdo digital e otimização da informação; Ferramentas de criação e formatação de produtos digitais. Serão duas turmas, cada uma com 30 alunos, divididos em níveis avançado e básico. Caso o número de inscrições ultrapasse a quantidade de vagas disponíveis, será realizado um sorteio ou novas vagas serão abertas, a depender da demanda.


AMARÊ FASHION EM NÚMEROS

PÚBLICO PRESENTE: 12 mil pessoas em quatro dias de evento

RODADAS DE NEGÓCIOS:

ESTIMATIVA EM NEGÓCIOS: R$ 29,3 milhões

454 oportunidades de negócios (reuniões)

85 empresas participantes

3 países: Austrália, Itália e Estados Unidos

3 tradings com atuação internacional

11 estados brasileiros (AL, CE, DF, MG, PE, PI, PR, RJ, RS, SC, SP) e Goiás 

COM 75 EMPRESAS FORNECEDORAS (de 10 cidades goianas: Aparecida de Goiânia, Córrego do Ouro, Cristalina, Firminópolis, Goiânia, Jandaia, Jaraguá, Pontalina, Senador Canedo e Taquaral)


- 40 EXPOSITORES – 51 ESTANDES – MARCAS - INSTITUCIONAIS
01 – Rafaela Brand
02 – Departamento Jeans
03 – Cor do Sol Moda Praia
04 – Eco Metais
05 – Voa Pipa
06 - Mario Britto
07 – Dom Pierre Jeans
08 – Bela Femine
09 – Ricca Jeans
10 – Manga Rosa
11 – Forest
12 – Smart Blues
13 – Opera Fashion
14 – Glamurosa
15 – Provador 
16 e 17 – Estação Café
18 – Kamya Camisetas
19 – Trudilu
20 – Fernanda Ximenes
21 – Amarelo Mix
22 – Carmezin
23 – Amari Lingerie
24 – Bem Dita
25 – Letuche
26 – Ninho Z
27 – Process
28 – Flávia Cury Pratas e Semijoias
29 – Loja 63
30 – AM Criações
31 – Work Label
32 – Bella Cora
33 – Concurso Estilistas

 

10 MARCAS AUTORAIS
01 – Jacobina
02 – Praxedes
03 – Sarau
04 – Farei Jóias
05 – Aline Veran
06 – Luciana Brandão
07 – Duuo Moda
08 – Thear Vestuário
09 – O Rato Roeu
10 – Pitaia

INSTITUCIONAIS
Agência Goiás Turismo 
Associação dos Empresários da 44 (AER 44)
Capricórnio Têxtil
Mega Moda 
OCB Sescoop
Sebrae 
Senac
Senai.


15 CARAVANAS = 655 EMPRESÁRIOS - DE 36 MUNICÍPIOS E 07 REGIONAIS SEBRAE

01/09 = 315 empresários de 17 municípios e 03 Regionais
- Regional Entorno DF /Nordeste (Águas Lindas, Campos Belos, Cavalcante, Luziânia, Monte Alegre, Novo Gama, Planaltina, São João D' Aliança, Teresina e Valparaíso)
- Regional Centro / Leste (Anápolis, Silvânia, Taquaral e Vianópolis)
- Regional Sul (Catalão, Ipameri e Pontalina)

02/09 = 160 empresários de 11 municípios e 03 Regionais
- Regional Norte (Campinorte, Minaçu, Porangatu e Uruaçu)
- Regional Oeste (Itaberaí e Itapuranga)
- Regional Sudoeste (Acreúna, Jataí, Quirinópolis, Rio Verde e Santa Helena)

03/09 = 180 empresários de 08 municípios e 03 Regionais
- Regional Metropolitana (Bela Vista, Inhumas e Senador Canedo)
- Regional Norte (Goianésia, Jaraguá e Rubiataba)
- Regional Oeste (Aragarças e Jussara)

REGIÃO DA 44 – GOIÂNIA GO

A maior concentração de empreendedorismo por metro quadrado do Brasil, assim podemos definir as 12 ruas e 18 quadras que formam a famosa Região da 44, em Goiânia: maior polo de confecção e moda do Centro-Oeste e o segundo maior do país. Ao todo são mais de 120 empreendimentos entre shoppings, pequenas galerias e hotéis.

Com mais 16 mil pontos de venda, ou mais de 21 mil se contarmos as 6.500 bancas da Feira Hippie, a Região da 44 responde hoje por 160 mil empregos diretos na região metropolitana da capital, entre lojistas, vendedores, funcionários de pequenas e médias confecções, trabalhadores de hotéis e shoppings na região. A 44 movimenta ainda uma dinâmica cadeia produtiva da moda que envolve cerca de 30 municípios goianos, muitos atendidos pelo Programa Cinturão Moda, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44).

A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) foi criada em 2016 por um grupo de empresários pioneiros com objetivo de ser uma entidade representativa dos empreendedores que investem no segundo maior polo confeccionista e de distribuição de moda do País; e como um agente de mobilização e interlocução permanente junto aos órgãos das diversas esferas do poder público. São cerca de 300 mil turistas de compras por semana, porém no fim de ano este número salta para mais de um milhão só no mês de dezembro.


GOVERNO DE GOIÁS 

A indústria da moda é uma das mais importantes economias do Estado de Goiás, com forte atuação empreendedora e geradora de empregos, com uma cadeia produtiva extensa que fomenta outros setores como o Turismo. O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, acredita que o estado vem se consolidando neste setor, sendo o 3º maior polo produtivo confeccionista do Brasil, e tem investido para seu crescimento. O propósito é fortalecer os pequenos negócios da moda goiana, apresentando Goiás como importante polo confeccionista no Brasil, mas também referência em design de moda com potencial criativo, cultural, produtivo e de geração de negócios. 

Além disso, o Turismo de Eventos e Negócios é uma atividade importante para a economia de uma cidade ou região, pelo seu efeito multiplicador, ao envolver os setores primário, secundário e terciário, com benefícios extensivos a áreas afins e interligadas. Também incentiva o desenvolvimento social e cultural, contribuindo para a geração de empregos, renda e infraestrutura que, por sua vez, beneficia o turista e a cidade receptora. 

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), uma das realizadoras do Amarê Fashion, contará com um estande exclusivo para apresentar os municípios goianos consolidados no Turismo de Moda, como Goiânia e Jaraguá. O local contará, também, com um espaço dedicado à exposição do artesanato goiano. 

AGOPA

O Movimento Sou de Algodão está presente na Semana da Moda Goiana - Amarê Fashion. Afinal, moda e sustentabilidade têm tudo a ver. Em um espaço criado para que os visitantes se sintam dentro de uma lavoura de algodão, a ideia é levar a uma viagem rumo às raízes da moda, ou seja, na lavoura onde a fibra de algodão nasce e cresce, dando início a toda uma cadeia criativa que veste com conforto, durabilidade e equilíbrio com a natureza. 

O espaço é um verdadeiro cenário fotográfico, pensado para que cada visitante registre essa experiência, compartilhe nas redes sociais e conheça um pouco mais sobre o processo de sustentabilidade na moda. 

O Movimento Sou de Algodão tem objetivo de incentivar o uso desta fibra natural na moda. Nos últimos cinco anos, o movimento está presente nos maiores desfiles do país, como a São Paulo Fashion Week e a Casa de Criadores, além de desfiles e eventos de moda em Goiás. Com o Amarê Fashion não poderia ser diferente. Para incentivar essa mudança, é preciso ter o que mostrar. 

O Brasil é líder mundial na produção de algodão sustentável, tem acelerado a substituição de insumos químicos por biológicos e possui um sistema de rastreabilidade que mostra todo o caminho percorrido pela fibra, do plantio ao produto final. Inclusive, 1.070 marcas brasileiras de moda já possuem parceria com o Movimento Sou de Algodão. Algumas, como a Renner, têm nas suas peças a etiqueta com o QR-Code que mostra ao consumidor de onde vem a matéria-prima, onde foi beneficiada, qual empresa têxtil trabalhou a fibra e todo o caminho até chegar à venda nas lojas. 

O Movimento Sou de Algodão atua em conjunto com a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), compartilhando princípios, valores e uma verdadeira paixão por este universo que une agricultura, moda e sustentabilidade. Goiás figura como o terceiro maior produtor de algodão do Brasil, e possui 100% dos produtores de pluma inseridos no Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR-GO), que avalia e certifica a produção conforme os critérios internacionais de sustentabilidade. 

Com o Movimento Sou de Algodão, diversas iniciativas receberam apoio da Agopa. São desfiles regionais, palestras, painéis, debates, feiras e, sobretudo, apoio a jovens e promissores estilistas goianos. Destaque para os estilistas Naya Violeta, Theo Alexandre e Raphael Aquino, novos talentos da moda goiana que têm na Agopa uma parceira na promoção e divulgação de suas coleções, seja em grandes desfiles nacionais como a São Paulo Fashion Week e a Casa de Criadores, ou mesmo em eventos na capital goiana. 

SELON

O artista Selon assina o conceito visual e artístico da campanha AMARÊ FASHION, com destaque para os ipês amarelos, típicos do cerrado, para ilustrar o material. O trabalho vem carregado de referências, ao mesmo tempo regionais e cosmopolitas, traduzidas em grafismos e fortalece Goiás como referência em design de moda com potencial criativo, cultural, produtivo e de geração de negócios. 

Selon tem 37 anos, nasceu em Catalão (GO) e reside em São Paulo desde 2020. Desenvolve murais e intervenções urbanas; faz exposições individuais e coletivas; participou de salões de arte e pintou murais em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina entre outros estados. 


SALA DE IMPRENSA LINK (CONTEÚDOS E IMAGENS)

Imprensa: com Daniele Flöter (+55 62 98180 7273) | no Sebrae, com Adriana Lima (+55 62 99456 2491) | no Sesc/Senac, com Dhieny Arêbalo (+55 62 98188-6511) | na Goiás Turismo, Karine Pinheiro (+55 62 98179-2627).





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem